
sexta-feira, 9 de novembro de 2007

quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Não precisa de registo e é facil: só tem que colocar o nome!
1. Clique na opção «comentários» que aparece abaixo de cada post;
2. Faça o seu comentário no espaço destinado para o efeito;
3. Logo abaixo, na parte em que pede para «Escolher uma identidade», aparecem as seguintes opções: «Blogger», «Outro», «Anónimo». Para quem não está inscrito no blogger, escolher a opção "Outro". Assim só é preciso pôr o nome e, por fim, clicar em «Publicar seu comentário».
segunda-feira, 20 de agosto de 2007
«Revelação. Segredos do criador de James Bond
Rivais de 007 eram inimigos de Ian Fleming
Scaramanga e Blofeld foram inspirados em pessoas reais
O nome Scaramanga é quase sempre associado ao vilão de O Homem da Pistola Dourada, filme de 1974, um dos episódios da saga de James Bond. Já Blofeld traz à memória a figura do maior inimigo do agente secreto 007, presença segura em vários episódios da série. Ambos os nomes foram escolhidos por Ian Fleming, autor dos romances mais tarde adaptados ao grande écrã. Os dois correspondem também a inimigos pessoais de Fleming e materializam uma espécie de vingança do escritor. A notícia foi ontem revelada pela imprensa britânica.
David Scaramanga confessava ontem aos jornais ingleses nunca ter percebido "porque razão o meu avô, que morreu há 15 anos, odiava tanto Ian Fleming". Revelou também que a "admiração é geral" sempre que alguém ouve o seu último nome. O verdadeiro Scaramanga estudou com Ian Fleming no colégio de Eton, do qual, de acordo com várias biografias, o escritor terá sido expulso por dificuldades de integração.
No mesmo período (durante os anos 20), Fleming recolheu inspiração para outras personagens. Uma delas foi Ernst Stavro Blofeld, o chefe da organização secreta SPECTRE, que James Bond persegue em vários dos episódios da saga. Thomas R. C. Blofeld é a origem da personagem. Um outro companheiro de estudos de Fleming em Eton, pai do comentador de críquete Henry Blofeld, que descreveu uma "relação cordial entre os dois".
Até Bond, o apelido do agente secreto mais famoso de sempre, foi inspirado por uma "personagem" real do percurso de Ian Fleming. Neste caso, o último nome era o mesmo do responsável pela secção de aves da Academia de Ciências Naturais de Filadélfia. Nome escolhido por um amante da Ornitologia, mundo que sempre fascinou Fleming.»
Diário de Notícias, secção Artes, sexta-feira, 10 de Agosto de 2007
segunda-feira, 23 de julho de 2007
O espião inglês mais famoso e sedutor do mundo regressa apoteoticamente num novo livro, intitulado Devil May Care, a ser lançado no ano em que se assinala o 100.º aniversário do nascimento de Ian Fleming, a 28 de Maio de 2008. Stephen Rubin, presidente e editor da Doubleday Broadway Publishing Group, adquiriu os direitos de publicação para os EUA do título encomendado pela Ian Fleming Publications, Ltd. O livro foi escrito pelo autor de Charlotte Gray, Sebastian Faulks. A história de Devil May Care é passada durante a Guerra Fria, e a acção decorrerá em várias cidades do mundo.
Faulks revela que este novo livro é «80% Fleming» e admitiu ter ficado «surpreso» por ter sido ele o escolhido para continuar a saga do Agente 007: «Fiquei surpreendido, mas também lisonjeado com o pedido que me foi feito no Verão passado, para escrever o livro que assinalará o centenário de Ian Fleming.»
O último dos 14 volumes escritos por Fleming sobre James Bond foi Octopussy and The Living Daylights (007, Operação Tentáculo), publicado em 1966, dois anos após a sua morte. O primeiro foi Casino Royale, publicado em 1953, e adaptado ao cinema no ano passado, com Daniel Craig no papel do espião irresistível.
Faulks junta-se a autores como Kinglsey Amis e John Gardner, que escrevem sobre a personagem de Bond, e dá continuidade a um franchise já bastante famoso e que promete continuar por muito tempo. Até hoje, já foram vendidos mais de 100 milhões de livros de James Bond em todo o mundo.
Exposição James Bond
Em 2008 celebra-se o centenário do nascimento de Ian Fleming e para assinalar a data está a ser preparada uma grande exposição dedicada à sua famosa saga, James Bond – O Agente 007. O evento está a ser organizado pela Fleming Collection e irá incluir as ilustrações feitas ao longo dos tempos para as capas dos livros da série – desde a primeira edição no Reino Unido e nos EUA aos últimos lançamentos e à série do Jovem James Bond, incluindo alguma arte feita para os filmes; porém centrar-se-á mais em Bond como ícone literário. As capas internacionais também serão incluídas nesta grandiosa exposição que passará por inúmeras cidades mundiais: Londres, Nova Iorque, Xangai, Mumbai, Hong Kong, Moscovo e Paris. Há a possibilidade de a exposição passar por Lisboa e Berlim, mas por enquanto ainda nada está confirmado.
Informações retiradas de:
Publishers Weekly, 10 de Julho de 2007
BBC News, 11 de Julho de 2007
sexta-feira, 20 de julho de 2007
