O espião inglês mais famoso e sedutor do mundo regressa apoteoticamente num novo livro, intitulado Devil May Care, a ser lançado no ano em que se assinala o 100.º aniversário do nascimento de Ian Fleming, a 28 de Maio de 2008. Stephen Rubin, presidente e editor da Doubleday Broadway Publishing Group, adquiriu os direitos de publicação para os EUA do título encomendado pela Ian Fleming Publications, Ltd. O livro foi escrito pelo autor de Charlotte Gray, Sebastian Faulks. A história de Devil May Care é passada durante a Guerra Fria, e a acção decorrerá em várias cidades do mundo.
Faulks revela que este novo livro é «80% Fleming» e admitiu ter ficado «surpreso» por ter sido ele o escolhido para continuar a saga do Agente 007: «Fiquei surpreendido, mas também lisonjeado com o pedido que me foi feito no Verão passado, para escrever o livro que assinalará o centenário de Ian Fleming.»
O último dos 14 volumes escritos por Fleming sobre James Bond foi Octopussy and The Living Daylights (007, Operação Tentáculo), publicado em 1966, dois anos após a sua morte. O primeiro foi Casino Royale, publicado em 1953, e adaptado ao cinema no ano passado, com Daniel Craig no papel do espião irresistível.
Faulks junta-se a autores como Kinglsey Amis e John Gardner, que escrevem sobre a personagem de Bond, e dá continuidade a um franchise já bastante famoso e que promete continuar por muito tempo. Até hoje, já foram vendidos mais de 100 milhões de livros de James Bond em todo o mundo.
Exposição James Bond
Em 2008 celebra-se o centenário do nascimento de Ian Fleming e para assinalar a data está a ser preparada uma grande exposição dedicada à sua famosa saga, James Bond – O Agente 007. O evento está a ser organizado pela Fleming Collection e irá incluir as ilustrações feitas ao longo dos tempos para as capas dos livros da série – desde a primeira edição no Reino Unido e nos EUA aos últimos lançamentos e à série do Jovem James Bond, incluindo alguma arte feita para os filmes; porém centrar-se-á mais em Bond como ícone literário. As capas internacionais também serão incluídas nesta grandiosa exposição que passará por inúmeras cidades mundiais: Londres, Nova Iorque, Xangai, Mumbai, Hong Kong, Moscovo e Paris. Há a possibilidade de a exposição passar por Lisboa e Berlim, mas por enquanto ainda nada está confirmado.
Informações retiradas de:
Publishers Weekly, 10 de Julho de 2007
BBC News, 11 de Julho de 2007